Corte e poda de árvores em Campinas, como fazer?

Você sabia que para podar ou cortar sua árvore em Campinas, é necessário que uma licença seja habilitada e você seja devidamente autorizado para executar essa ação?
Além de funções como a preservação de passaros, melhoria do ar, oxigenação, retirada de elementos poluentes da atmosfera, ou seja, toda a capacidade ambiental que uma árvore tem, um outro aspecto é ainda mais preocupante todas as vezes que alguém decide cortar ou podar uma árvore: sua estrutura, tanto com relação às raízes quanto com relação às copas. 
É necessário um cuidado especial com as características de cada espécie de árvore e, por isso, é necessário que um especialista faça essa verificação para avaliar sobre a necessidade de modificação ou retirada desta árvore através da poda ou corte da árvore. 

É necessário que o morador faça contato com a prefeitura da cidade cumprindo a legislação vigente. Em Campinas, para corte e podas de árvores em locais privados, é necessário abrir uma solicitação via Licenciamento Ambiental Online (LAO) ou protocolar um pedido de autorização junto ao DPJ – Departamento de Parques e Jadins. 

Segurança e saúde ambiental para o corte e podas de árvores
Os procedimentos devem ser autorizados pela própria prefeitura - que também disponibiliza uma lista de empresas aptas e cadastradas para realizar as podas ou cortes de maneira segura e ambientalmente correta. 
A TECPODAS está habilitada para a realização de cortes e podas de árvores em Campinas e região, de acordo com o site da Prefeitura de Campinas. 

É importante que a empresa de poda possua em seu quadro, além de Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Florestal responsável,  profissionais capacitados e habilitados para realizar os cortes e podas de árvores, utilizando as ferramentas e itens específicos para um trabalho seguro em atendimento as normas de segurança do trabalho. É fundamental também dar o correto destino aos resíduos de madeira, galhos e folhas gerados, que devem ser destinados a pátios homologados para tal finalidade. Isso porque a cidade de Campinas rege as leis com determinações especificas para todos esses requisitos, preservando assim a segurança dos indivíduos e das benfeitorias no entorno do terreno onde as árvores se encontram. Tudo isso está relacionado ao cuidado com o patrimônio e com a saúde ambiental da cidade de Campinas e região.  


Como funciona após a solicitação de corte e poda de árvores?
Já falamos o quanto é importante que cada árvore seja respeitada, com relação às suas características e estrutura. Para ter precisão, um técnico deverá fazer a avaliação precisa da situação, do terreno, da árvore e de tudo que envolva o corte ou a poda da mesma. 

O técnico fica responsável por preencher um laudo que orienta, segundo sua avaliação,  a autorização, ou não, de poda ou corte da árvore. 
Vale lembrar que esse procedimento deve ser feito apenas por empresas autorizadas, se a poda ou corte acontecer dentro da propriedade privada, o proprietário fica responsável pela efetivação de todo o procedimento, utilizando a autorização com as orientações designadas previamente pelo técnico. 
Caso a poda ou corte seja em área e passeios públicos, a Prefeitura é responsável pelo corte ou poda desta árvore. O morador interessado, caso não queira entrar na fila da prefeitura, pode contratar diretamente uma empresa especializada para as devidas avaliações e execução dos serviços. A poda ornamental não está prevista nas atividades da Prefeitura e deve ser contratada, quando for o caso, diretamente com uma empresa de Corte e Poda, particular. 
No caso da poda ornamental, é importante atentar-se à porcentagem de 30% de retirada da copa da árvore, permitida por lei. 

Jardinagem, podas e corte de árvores especializado, é mesmo necessário?
Estas são atividades de manutenção constantes em residências e empresas – Todos os indivíduos que investem na estética e bem-estar que as árvores e plantas proporcionam precisam estar atentos as condições da natureza. 
Por sua imprevisibilidade e constância, é necessário que todo serviço de jardinagem, corte ou poda de árvore seja feito por um especialista. 
Isso porque você conta com: 
- segurança do trabalho em altura
- constância na manutenção, sem que suas plantas e árvores percam forma ou beleza
- segurança para o imóvel, preservando sua estrutura física e também diminuindo riscos de acúmulo de água ou insetos indesejáveis
- evita multas e complicações devido ao corte ou poda incorreta, ou mesmo ilegal.

Não deixe de fazer seu orçamento com um especialista. Consulte a TECPODAS.