Corte e Poda de Árvores | TecPodas

Poda de Árvores

Executamos todos os tipos de poda, sempre respeitando a arquitetura da copa da árvore.

Corte de Árvores

Quando a poda da árvore não bastar e for preciso o corte da árvore estamos prontos para ajudar. 

Transplante de Árvores

Executamos transplante de árvores e palmeiras de pequeno à grande porte.

Trituração e Destinação de Resíduos Lenhosos

Oferecemos serviço de aluguel de triturador de galhos de pequeno à grande porte, sempre com operador, além da correta destinação dos resíduos de acordo com o Ibama.

Destoca de Árvores e Rebaixamento de Tocos

Possuímos equipamentos para rebaixamento de tocos, inclusive equipamentos pesados específicos para execução de destoca de grandes áreas com ótimo rendimento.

Supressão de vegetação
nativa e exótica (desmatamento autorizado)

Executamos todas as etapas, desde o bosqueamento com afugentamento e resgate da fauna, derrubada das árvores e remoção do resíduo lenhoso.

Limpeza de Terreno, Roçada, Capinas Química e Mecanizada

Executamos limpeza de terrenos urbanos ou rurais, de grande a pequeno porte.

Plantio de Árvores


Produzimos, vendemos e plantamos mudas de árvores nativas para reflorestamento e arborização.

Autorização e Licenças Ambientais


Podemos lhe ajudar em todas as etapas de sua demanda ambiental, desde a obtenção de autorizações, passando pela execução e chegando a correta destinação dos resíduos gerados.

FAQ - Perguntas e Respostas Frequentes

Qual a diferença entre poda e corte de uma árvore?

A expressão podar uma árvore significa aparar folhas e/ou galhos. Já a expressão cortar uma árvore significa suprimi-la, e neste caso, diferentemente da poda ela deixará de existir no local onde se encontra.

 

 

O que é destoca de árvore?

A expressão destocar uma árvore, significa retirar o toco (resto do tronco que sobra sobre o chão) e a raiz que se encontra sob a terra, após o corte de uma árvore. A destoca pode ser realizada mediante a retirada total do toco e da raiz cavando o solo ao seu redor, ou mediante o rebaixamento do toco, quando o toco (resto do tronco da árvore), e uma parte da raiz é triturada com um equipamento especifico chamado, rebaixador de tocos, neste caso o equipamento tritura o toco e a raiz, sem precisar cavar de 10 a 30 cm, abaixo no nível do solo, dependendo do equipamento. A retirada total da raiz é necessária quando se pretende construir uma fundação no local ou algo que precise de mais de 40 cm de profundidade do nível do solo. Já o rebaixamento do toco ainda deixa a parte mais profunda da raiz abaixo do nível do solo, é utilizada, portanto quando não é preciso intervir em maior profundidade do solo, após o corte da árvore.

 

Qual a diferença entre uma árvore nativa e exótica?

Pode-se considerar nativa quando é oriunda do território nacional. No entanto, alguns autores consideram a região de origem como fator determinante. Por exemplo, uma espécie nativa da região Amazônica, caso seja plantada no cerrado, será considerada exótica.

Mas para efeitos práticos de classificação em ambiente urbano, exótica é toda árvore originária de outro país.

Exemplos de nativas: Sibipiruna, Pau-ferro, Ipês (roxos, amarelos, branco), Pau-brasil, Jacarandás, Jequitibás. Jatobá etc.

Exemplos de exóticas: Ficus benjamina, Flamboyant, Espatódea, Chapéu-de-sol, Tipuana, etc.

 

Eu posso podar uma árvore na calçada da minha casa ou estabelecimento comercial? Preciso de autorização?

Em quase todas as cidades, há necessidade de obter autorização das prefeituras para quaisquer intervenções em árvores plantadas em vias públicas, seja poda ou corte.

 

Eu posso cortar a árvore na calçada da minha casa ou estabelecimento comercial? Preciso de autorização?

Via de regra, não pode cortar uma árvore sem autorização do órgão ambiental competente, na maioria dos casos a secretaria de meio ambiente ou de serviços públicos do município. Para obtenção da autorização é necessária uma avaliação do estado fitossanitário da árvore e se estão ocorrendo danos materiais visíveis em estruturas adjacentes que justifiquem o corte, documento este elaborado por um eng. Florestal, Agrônomo ou Biólogo. Motivos como: calhas entupidas, calçadas parcialmente danificadas, mas que permitam passagem de pedestres não justificam o corte.

Espécies invasoras, como por exemplo, Leucena e Ipê-de-jardim, ou espécies de raízes agressivas como as Figueiras ou Seringueira, costumam ter o corte aprovado, sempre seguindo os trâmites necessários, estabelecidos pelo órgão ambiental responsável, municipal ou estadual ou federal, que na maioria das vezes envolve a reposição da árvore cortada e a doação de mudas para o viveiro municipal.

 

Eu posso podar uma árvore no quintal da minha casa ou estabelecimento comercial? Preciso de autorização?

Sim, neste caso você pode podar, não precisa de autorização. Claro que o serviço deve respeitar critérios técnicos e a arquitetura de cada espécie, para que você não tenha maiores problemas futuros, como apodrecimentos, ataques de pragas ou crescimentos irregulares.

 

Eu posso cortar a árvore no quintal da minha casa ou estabelecimento comercial? Preciso de autorização?

Via de regra, é necessária a autorização dos órgãos competentes, mesmo que a árvore esteja aparentemente seca (ou morta). Lembrando que se for uma Área de Preservação Permanente (APP), somente com autorização da Cetesb, exceto quando há um risco iminente de queda, aí neste caso, a Defesa Civil pode ser acionada.

 

Qual a diferença entre corte de árvore isolada e supressão de fragmento florestal?

Árvore isolada geralmente está na calçada, ou ainda dentro de um terreno particular.  Cada município tem a sua legislação ambiental e o número de indivíduos considerados como “isolados” varia. Em Campinas, por exemplo, até 9 são considerados isolados.

 

A TecPodas está apta a pedir e conseguir a autorização para poda e corte de árvores ou supressão de vegetação florestal nativa, junto aos órgãos licenciadores das Prefeituras, dos Estados ou do Governo federal?

Sim possuímos Engenheiros Florestais e Agrônomos capacitados para a elaboração dos laudos e estudos necessários como também para a correta condução dos serviços envolvidos.

 

Para fazer um orçamento é preciso ir até o local ou é possível formalizar um orçamento mediante o envio de fotos por whatsapp ou e-mail?

O orçamento envolve variáveis como: acesso ao local (entrada de caminhões e outros equipamentos), retirada e destinação do resíduo; tempo de execução; intensidade do tráfego na via; acesso à árvore por corda ou por caminhão munck com cesto aéreo; número de funcionários etc. quanto mais informações, menor a margem de erros e consequentemente, mais justo o orçamento. O ideal é, primeiro obtermos estas informações de forma clara por meios eletrônicos para uma análise preliminar, e posteriormente, se necessário, agendamos uma visita em campo para esclarecimento de dúvidas.

 

Quando eu corto uma árvore ou suprimo uma vegetação florestal nativa eu preciso compensar o impacto ambiental?

Via de regra, SIM. O tipo de compensação ambiental (plantio ou doação de mudas) varia de acordo com a legislação vigente de cada município. No caso de empreendimentos imobiliários ou industriais em áreas grandes às beiras de rodovias ou áreas de preservação ambiental, geralmente os “Termos de Compromissos Ambientais” são emitidos pela CETESB ou IBAMA, no segundo caso quando as intervenções envolvem mais de um estado.

Quando eu simplesmente podo uma árvore eu preciso compensar o impacto ambiental?

Não, desde que a árvore seja podada seguindo a legislação vigente de cada município e a norma ABNT NBR 16246-1. Deve-se ressaltar que destopa (retirada da copa deixando só o tronco) é condenável, ilegal e passível de autuação pelos órgãos competentes.

 

A TecPodas possui todas as licenças e atende todas as normas para uso de motosserra e trabalho em altura?

SIM. Atendemos as NR12, NR 18, NR 35, possuímos motosserras cadastradas e licenciadas pelo IBAMA.

 

A TecPodas atende empresas?

Sim, somos especializados no atendimento a empresas, para podas e cortes de árvores em áreas de risco com trabalho em altura. Temos grande experiência acumulada na execução de serviços de poda e corte de árvores em estacionamentos e áreas verdes de plantas de grandes empresas, podas e cortes de árvores em rodovias, podas e cortes de árvores em ferrovias, poda e corte de árvores em linhas de transmissão, poda e corte de árvores em clubes, poda e corte de árvores em Condomínios. Somos também especializados na supressão de vegetação e floresta nativa, com afugentamento e resgate de fauna, objetivando a implantação de empreendimentos autorizados.

 

A TecPodas atende pessoas físicas?

Sim a TecPodas é especializada na obtenção de autorização e na execução de poda e corte de árvores em calçadas e quintais de residências ou pequenos imóveis comerciais, utilizando toda técnica e segurança de anos de prestação de serviços de poda e corte de árvores para atendimento de pessoas físicas.

 

A TecPodas faz a remoção do resíduo gerado durante a poda ou corte de árvores?

Sim, nos possuímos caminhões a caçambas contêiner, para o transporte de troncos, galhos e folhas gerados na poda ou no corte de árvores.

 

 

A TecPodas faz emissão de DOF – Documento de Origem Florestal, para transporte de madeira ou resíduos de madeiras de espécies arbóreas nativas?

Contamos com um pátio para recebimento de resíduos e madeiras nativas e exóticas. Nosso pátio é homologado no IBAMA e credenciado no projeto www.MadeiraUrbana.com.br, podendo assim transportar e receber, mediante emissão de DOF – Documento de Origem Florestal, resíduos lenhosos de espécies nativas provenientes de cortes autorizados de árvores.

 
Precisando dos nossos serviços? Fale com a TecPodas!
Atendemos Região Metropolitana de Campinas e Grande São Paulo
Preencha os campos abaixo e entraremos em contato:
arrow&v
arrow&v
arrow&v

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM

Se preferir ligue para a TecPodas
Tel.: 19 - 3579.9197 | 3365.1181 | 3365.0992
E-mail: tecpodas@cbft.com.br

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon